Dicas para um Bolo Perfeito!

‬Como fazer um bolo perfeito? Siga essas dicas de ouro!


Hum, que gostoso! Quem é que nunca se derreteu ao sentir o cheirinho daquele bolo caseiro recém-tirado do forno? A sensação é tão boa que, quando o aroma invade a cozinha e chega aos outros cômodos da casa, fica difícil resistir!
E a vontade só aumenta quando ele vai para a mesa e está perfeito: saboroso, dourado por fora e fofo por dentro.
Por isso, quando é você quem coloca a mão na massa, sempre fica aquela expectativa de saber se sua receita vai sair do forno desse jeito também.
Mas, na verdade, para fazer um bolo perfeito não é preciso ter muita habilidade. O segredo é seguir algumas pequenas dicas que podem deixá-lo ainda mais bonito e gostoso!
• Uma massa sem defeitos:
Tem vezes que, ao retirarmos o bolo do forno, a massa abaixa ou fica muito fina. Uma dica para não deixar isso acontecer é usar ovos que estejam em temperatura ambiente. Assim, ela incorpora mais ar quando estiver sendo batida, favorecendo na consistência e na estrutura do bolo.
Se eles estiverem na geladeira, retire alguns minutos antes de usar, até que fiquem em temperatura ambiente.
Em relação à farinha, algumas receitas, como as de pão de ló ou de bolos com massas mais leves, exigem que ela seja peneirada antes de usar, retirando alguns grumos. Isso faz com que a massa fique mais leve e aerada.
Além disso, lembre-se sempre de usar a quantidade de farinha – e de todos os outros ingredientes – que está indicada na receita, pois evita que o resultado do seu bolo seja alterado.
• Temperatura correta:
Esse fator é essencial para fazer um bolo perfeito. Para acertar na preparação, cheque sempre as orientações da receita, respeitando a temperatura ideal para cada tipo de massa.
Outro ponto importante é preaquecer o forno por, pelo menos, 10 minutos antes de colocar a massa para assar, deixando a temperatura ideal para o cozimento.
Caso contrário, se o bolo for colocado para assar em forno muito quente, a massa pode crescer rapidamente sem formar a estrutura adequada que dará sustentação a ela. E se o forno estiver com a temperatura muito baixa, não permitirá o crescimento correto da massa.
• Dica!
Enquanto o bolo estiver assando, um ponto importante é não abrir o forno até a primeira metade do cozimento.
Isso evita a mudança brusca de temperatura, que pode afetar o crescimento da massa.
• Tempo no forno:
Mesmo que o tempo de cozimento esteja indicado na receita, ele pode variar de um forno para outro. Para não errar, existem duas formas que podem ajudar você na hora de saber se a massa está pronta ou não:
Faça o teste do palito! Espete um palito de madeira até o fundo do bolo em vários pontos da massa. Se ele sair limpo e seco, o bolo está assado. Se estiver úmido, deixe assando um pouco mais.
Outro indicativo que pode ajudar você é a coloração do bolo. Ele deve estar dourado, se soltando levemente das bordas da assadeira e com a superfície firme.
• Acerte na assadeira:
O tamanho da forma é outro ponto importante. Lembre-se de usar a assadeira correta conforme a quantidade de massa. Se ela for muito pequena, concentrará a massa ou fará com que ela não seja distribuída da forma adequada. Assim, o bolo crescerá rapidamente sem estar totalmente assado.
Outra dica é, ao colocar a massa na assadeira, alisar a superfície distribuindo todo o conteúdo para que se espalhe por igual e cresça de maneira uniforme.
(fonte: Nestlé)
• • •
Foto: Bolo Integral de Banana by Chef César Lannes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! :)